Perguntas Frequentes

1. Como faço para participar?

A principal forma de participar do 100Em1Dia Blumenau é realizando uma ação urbana na cidade. É fácil participar, pense em algo que você gostaria de mudar ou potencializar, algo que sempre quis fazer e que tornaria a cidade mais alegre, acolhedora e sustentável. Pensou? Agora transforme sua ideia em ação, inscreva-se aqui no site e conte pra gente o que você pretende fazer dia 03 de junho para mudar Blumenau.

Você também pode acompanhar as outras atividades inscritas, escolher com a que você se identifica e ajudar os organizadores a fazer acontecer. Ou ainda visitar diversas ações e ser participante e expectador de toda essa transformação na cidade.

2. Não tenho uma ideia de intervenção. O que faço?

Você pode acessar aqui o nosso Guia de Intervenções Urbanas. Ele foi feito de forma bem simples para ajudar você a criar uma ação urbana unindo seus talentos e inquietações. Mesmo que não tenha certeza de sua intervenção você já pode fazer a inscrição aqui no site com as informações que tiver e nossa equipe irá auxiliar você a desenvolver sua ideia. Quanto antes se inscrever, mais tempo teremos para pensar juntos!   

3. Posso me inscrever sem ter tudo definido? ou Ainda estou elaborando minha ação, já posso me inscrever?

Sim! Inscreva sua ação e informe os itens que ainda não estão definidos. Nossa equipe poderá auxiliar e manter contato para alinhar as definições necessárias.

4. O que é uma intervenção urbana e que tipo de ações são permitidas?

Intervenção urbana é a ação transformadora  que gera impacto a partir uma manifestação física na infraestrutura da cidade. E interação urbana é a apropriação do espaço físico que busca gerar um impacto suficientemente alto para que haja reflexão em quem o percebe, com foco em uma mudança na maneira de sentir e ver a cidade. A interação simbólica procura construir a mudança do significado e criar um símbolo de transformação cultural.

Podem ser ações ligadas a cultura, mobilidade, arte, lazer, convivência, meio ambiente, solidariedade,... Diversas são as formas de transformar nossos sonhos para a cidade em prática.

Depois de realizar sua inscrição, enviaremos um e-mail para você confirmando a permissão de realizar sua ação na cidade e auxiliando caso seja necessário autorizações específicas para que você não tenha nenhum problema durante a realização.

5. Como consigo os materiais para ação?

Não temos como oferecer materiais para as intervenções mas disponibilizamos ofícios explicando que sua ação faz parte do movimento 100Em1Dia Blumenau para que você busque apoio com empresas para os materiais. Uma dica é divulgar a ação em sua rede social listando os materiais necessários para que mais pessoas possam colaborar e fazer acontecer. Nós acreditamos no poder do coletivo.

6. Como divulgo minha ação para engajar mais pessoas?

Analise qual é o público da sua intervenção, ou se você precisa de pessoas com habilidades específicas para auxiliá-lo e procure contatar pessoas e grupos que possam se interessar. Quando sua intervenção estiver confirmada, estará visível no site e você poderá compartilhar o link em suas redes sociais. Não esqueça de marcar seus amigos! 

7. Por que preciso me inscrever?

Para mostrar o poder da ação coletiva! O impacto do movimento se dá com a soma das várias ações espalhadas pelas cidade e com as inscrições podemos registrar e mensurar resultados. Além disso analisamos interesses, preocupações e o que está sendo reivindicado pelos cidadãos através dessas ações urbanas.

O 100Em1Dia é movido por pessoas apaixonadas pela cidade e que desejam transformá-la para melhor através de um ato de cidadania.